Seguindo o calendário de capacitações e aperfeiçoamento das equipes técnicas das cidades, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), promoveu na última terça e quarta-feira (11 e 12), mais um curso gratuito para os associados. Focado em abordar sobre as novas exigências de envio de declarações para a Receita Federal, o curso reuniu mais de 115 servidores e técnicos de mais de 60 cidades.
O palestrante Éber Wesley, profissional que atua há mais de 30 anos com contabilidade aplicada ao setor público, esclareceu todos os pontos a cerca das retenções da fonte, o envio das obrigações acessórias e das compensações junto à receita da união.
“A obrigatoriedade de reter o imposto de renda ampla foi um dos pontos mais debatidos durante o evento, pois trata-se de uma modalidade que pode aumentar a arrecadação dos municípios, e não é opcional. Todos as cidades precisam arrecadar de todos os serviços que são prestados para o município, sendo realizados por pessoas jurídicas, o imposto de renda ampla e assim muitos municípios tem aumentado sua arrecadação”, chamou a atenção Éber Wesley.
A iniciativa do treinamento foi melhorar a compreensão e a aplicação dessas práticas nas gestões municipais, impactando positivamente a administração e a arrecadação dos municípios.
Fonte: Associação dos Municípios Alagoanos