Evento do Sebrae em parceria com AMA reuniu diversos setores da sociedade para discutir soluções que desburocratizam a gestão pública
Por Débora Muniz
O Sebrae, em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), reuniu os atores do ecossistema de inovação, na manhã desta quinta-feira (7), no Conecta 2024, realizado no auditório da instituição. A iniciativa reuniu representantes de startups, empresas inovadoras, gestores públicos e outras instituições do estado para discutir a aplicação da Lei de Inovação nos municípios, promovendo a troca de experiências e fortalecendo esse ecossistema local de inovação.
O evento abordou temas como a implementação das leis municipais de inovação e a importância de modelos de negócios inovadores para a gestão pública. Segundo Keylle Lima, diretor-técnico do Sebrae Alagoas, a Lei de Inovação é fundamental para impulsionar o desenvolvimento local. “Em 2025, a implementação da Lei de Inovação na gestão pública será muito discutida, de forma a não só apoiar o crescimento dos pequenos negócios, mas também resolver grandes desafios sociais em áreas como educação, saúde e infraestrutura”, explicou Keylle.
Entre os participantes estava Vitor Hugo, sócio da empresa ProMáxima, que destacou a importância de trazer inovações para o setor público. Ele apresentou o Fonte de Preços, uma plataforma que facilita a cotação de preços para a administração pública, agilizando processos que, antes, levavam até 60 dias para serem concluídos. “Nossa ferramenta reduz o tempo e ajuda a administração pública a fornecer serviços essenciais com maior rapidez, impactando positivamente áreas como saúde e educação”, afirmou Vitor.
Vitor Hugo destacou que o evento é oportuno, pois traz inovação para a administração pública. “De forma direta ou indireta, o resultado volta para a gente como cidadão, então isso é importante porque a gente contribui tanto como empresa, mas também tem o resultado quanto cidadão.”, afirmou.
A gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae, Liza Bádue, também destacou a importância de reunir representantes do setor para o desenvolvimento das cidades e como uma forma de apresentar para o cidadão melhorias. “É um momento muito rico, pois une todos os atores que trabalham para promover soluções inovadoras e tecnológicas. A implementação da Lei de Inovação beneficia o município e toda a sociedade”, destacou.
O Conecta 2024 ofereceu um painel com Alaís Bonelli, do escritório Beluz, especialista em legislações municipais de inovação, que discutiu como essas regulamentações beneficiam os processos de contratação pública e atraem investimentos para negócios inovadores. Em seguida, o diretor Keylle Lima conduziu um painel com Diego Leonardo, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Miguel dos Campos, que compartilhou alguns cases e experiências do setor público no campo da inovação, além do Vitor Hugo, sócio da empresa ProMáxima, que abordou as oportunidades, desafios e os impactos positivos da inovação para a gestão municipal.
“Estar presente no Conecta Alagoas foi uma oportunidade valiosa para fortalecer parcerias com outros municípios, Academia e startups, além de discutir as leis municipais de inovação e como elas podem impulsionar o desenvolvimento local. Pude interagir com diversos atores do ecossistema de inovação, trocar ideias e perceber novas abordagens para implementar políticas que favoreçam a inovação e o crescimento sustentável nos municípios. Foi inspirador ver tantas iniciativas voltadas para o avanço tecnológico e a inovação em Alagoas, e o Sebrae merece reconhecimento por promover um ambiente propício para essas discussões.”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Miguel dos Campos.
O evento reforçou a importância de reduzir a burocracia e de modernizar os processos públicos, como apontado pelo Sebrae. “Hoje, nosso foco será a Lei Municipal de Inovação e como sua implementação pode beneficiar diretamente os municípios. Essa legislação oferece maior segurança jurídica para que as prefeituras realizem processos de contratação de maneira mais inovadora e eficiente, criando um ambiente mais favorável para investimentos em negócios inovadores. Ao adotar essa lei, os municípios não só fortalecem suas bases para atrair startups e empresas inovadoras, mas também simplificam o processo de parceria, facilitando o diálogo e as oportunidades de negócios para ambos os lados.”, afirmou o analista do Sebrae Alagoas, Washington Lima.
O Sebrae Alagoas e seus parceiros reafirmaram o compromisso de estimular a inovação nos municípios, colaborando para que a legislação seja uma ferramenta efetiva de desenvolvimento econômico e social em Alagoas. O evento foi um marco na busca por uma gestão pública mais eficiente, ágil e inovadora.
Fonte: Associação dos Municípios Alagoanos