Servidora da UFRR acompanhou equipe da Proginst por três dias
Criado em 2021, o Fórum de Compras e Licitações da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se tornou um caso de sucesso. A iniciativa, que tem como objetivo principal aperfeiçoar processos e orientar servidores que atuam em aquisições e contratações, ganhou destaque nacional por suas ações e chamou a atenção da servidora Camilla Karen Fernandes, da Universidade Federal de Roraima, que veio até a Universidade Federal de Alagoas para verificar como as ações podem ser aplicadas em seu ambiente de trabalho.
“Eu entrei há pouco tempo no setor de licitações da UFRR e comecei a buscar iniciativas que deram certo e poderiam ser replicadas no meu trabalho. Nas minhas pesquisas, eu verifiquei que a Ufal tinha ações nesse sentido, com bastante reconhecimento, e me interessei em ver o que funciona aqui para que eu posso levar para minha universidade”, explicou a assistente administrativa.
A servidora passou três dias acompanhando a equipe da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e recebendo orientações sobre como melhorar os processos em sua instituição. “Desde o primeiro dia, eu já vi muitas coisas que eu posso fazer para organizar e melhorar o fluxo dos processos no meu trabalho. Foram apresentadas a mim muitas soluções mais práticas para questões que resolvemos, muitas vezes, de uma forma mais custosa ou burocrática”, afirmou.
Essa foi a primeira experiência da servidora em treinamentos desse tipo e ela avalia a experiência como positiva. Também foi a primeira vez que membros do Fórum de Compras e Licitações da Ufal trabalharam no aperfeiçoamento de pessoas de outra instituição.
De acordo com José Edson Lima, coordenador do Fórum de Compras e Licitações da Ufal, a Universidade tem tido excelentes resultados, que se refletem nesses contatos com outras instituições para trocar experiências, bem como no recebimento de pedidos de adesão a contratos por parte de vários órgãos, como a própria Advocacia-Geral da União (AGU), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Exército do Brasil e o Instituto Federal de Alagoas.
“Ter outras instituições que nos veem como referência é muito importante porque é o reconhecimento do avanço que a Ufal teve nos últimos anos em relação às nossas contratações. Foram dias bem interessantes e, com certeza, isso nos motiva a continuar trabalhando nos processos, a continuar capacitando, valorizando e integrando nossos servidores”, avaliou Lima. “E estamos abertos a outras instituições que queiram conhecer e se espelhar no nosso trabalho”, complementou.
Fonte: Universidade Federal de Alagoas