Iniciativa faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). Aula magna será transmitida pelo canal do MEC no YouTube, na terça-feira (8)
Agência Gov | Via Ministério da Saúde
07/10/2024 18:16
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará na terça-feira, 8 de outubro, a aula magna do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria para Diretores Escolares no canal do MEC no YouTube às 16h. A ação faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec).
Para o segundo semestre de 2024, foram ofertadas mais de 3 mil vagas do curso, distribuídas entre quase 2 mil municípios de todo o país. O objetivo é aprimorar os processos de gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas, além de proporcionar troca de experiências, vivências e aprendizados. Haverá aulas síncronas e atividades assíncronas também estão previstas.
A iniciativa é realizada com a parceria e o apoio de oito universidades federais: Universidade Federal Fluminense (UFF); de Goiás (UFG); do Rio Grande (Furg); do Piauí (UFPI), do Oeste do Pará (Ufopa); do Paraná (UFPR); da Paraíba (UFPB); e de São Carlos (UFSCar).
Proditec – criado por meio da Portaria nº 481/2024, o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) tem a finalidade de formar esses profissionais levando em conta as dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, pessoal e relacional, contribuindo para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.
O programa visa, entre outros objetivos, estimular a institucionalização das trocas de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o processo de autorreflexão entre os diretores escolares. Outra meta é incentivar as instituições de educação superior a apoiarem, por meio da prática da extensão universitária, as escolas públicas de educação básica nos processos de melhoria da gestão.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB